PESSOAS MUITO QUERIDAS!

sábado, 4 de junho de 2011

RENDA MARAFUNDA

A renda marafunda é de origem oriental e veio para o Brasil pelos portugueses . Foi em Minas Gerais que ela encontrou seu ambiente, e então, embelezou os altares das igrejas,os móveis escuros da época . Foi o requinte para os dotes das moças casamenteiras e hoje, embora quase esquecida, ainda é possível, o seu resgate. Conhecer a história da renda marafunda é conhecer a história de Minas Gerais.





Sempre que estou à toa em Prados vou visitar minha mestra e amiga "Daurinha". Ela sempre tem algum trabalho para me mostrar. Desta vez foi a renda marafunda, renda turca e "abróio", como ela diz.
Estes trabalhos que fotografei são de renda marafunda. Esse lençol ai em cima foi ela quem fez quando casou. Há bastante tempo.. Hoje ela tem 68 anos.
Eu queria muito que vocês a conhecessem. É uma graça! Sua casa é organizadíssima, quintal limpo, horta, tem doces e biscoitos caseiros. Vou chegando e logo a mesa está posta. É muito agitada e conversa sem parar, não entendo como consegue fazer trabalhos que necessitam de tanta calma, paciência! Quando preciso ir embora, meu Deus, ela despede umas 10 vezes, conta mais casos... Pego meu carro e quando passo em frente a sua casa - lá está ela, no portão - para dar mais um adeus!!!







Eu tentei aprender mas achei muito difícil... fiquei de voltar outro dia com mais calma. Aliás, tem que ter muita calma mesmo, vejam só que complicadinho!
Ela me disse que usa esse arame quando vai desfiar mas que posso usar uma agulha de tricô.
Eu queria tirar uma foto da "Daurinha" para vocês verem como ela é, mas, com vergonha, escondeu...
Então mostro seu quarto, simples como ela!
Beijos muito...carinhosos, Daurinha!

2 comentários:

Angela disse...

LELE disse...
Adorei os bibelôs da "Daurinha" !
A renda é maravilhosa !
Sua fotografia também está D+ ! Você está craque ! Parabéns!
Lelê


FERNANDA - Nossa mãe,

estou amando ver seus blogs e os bordados!!!!

As fotos tbém, são tiradas por profissional, adorei ver.

Manda mais.
Fernanda


EVILÉIA- Aprendeu a fazer a florzinha, vc é F>>>inha, rsrsrsr
Agora eu vou aí para aprender, rsrsrsr.

Até ..

Eviléa


Mulheres da vila disse...
É da cultura de Prados os músico passarem o que sabe .Assim também no folclore local. Por exemplo a Vovó Izaura e Tia Luluxa,quando já estavam se sentido idosas, chamaram o Ademarzinho e lhe ensinaram a tocar,no piano, a quatro mãos, a quadrilha francesa.Às moças elas ensinaram a dançar.
Estas maravilhas que vc tem divulgado precisam ser preservadas. E você é a melhor pessoa para isto. Beijos Ivete

12 de fevereiro de 2011 10:16
Angela Couto Moura disse...
"Precisam ser preservadas...", Ivete!
Alguém precisa montar um grupo de bordadeiras, crocheteiras, "marafundeiras" e ensinar, passar pra frente, senão morre!
Quem sabe se eu vir morar aqui um dia? Ensinar crianças aqui nessa varanda perto do jardim?!?
Beijos pra vc!

12 de fevereiro de 2011 16:07
Mulheres da vila disse...
Tem uma fazenda em Glaura, município de Ouro Preto, onde eles bordam..bordam... e vendem lindas calças, vestidos, bluzas, colchas ...Se tiver animada, podemos ir até lá conhecer e quem sabe montaremos por aqui.Bj Ivete

Maite - vitoma disse...

Madre mia, es magnífico.