PESSOAS MUITO QUERIDAS!

segunda-feira, 8 de abril de 2013

BORDADOS ANTIGOS, MINHA QUEDA!

Domingo sem sol e céu cinzento foi dia de sair com a câmera na mão e vasculhar o baú dos bordados da Tia Marina.     Me surpreendi com as toalhas de rosto antigas bordadas de crivo! Passados 80 e poucos anos, as toalhas nos mostram como as crianças daquela época tinham tarefas manuais. 

" Só podíamos sair para brincar depois de bordar um pouco ."  

Bordado pela Tia Marina aos 9 anos de idade.

O crivo consiste em cortar fios, retirar a trama e a teia intercaladamente de um pano de linho, onde surge o crivado, que posteriormente é tecido, bordado e feito em cordão, com motivos naturais, geométricos e figurados. (Wikipédia)
Feito pela Tia Glorinha.

A freguesia de Carreira (Portugal) é visitada pelos bordados de Crivo, uma tradição centenária e característica de Barcelos.
  
   
Bordado pela Vovó Cota.


Ainda hoje é feito por várias artesãs de diversas partes do mundo, resultando em verdadeiras obras de arte de uma criatividade, persistência, rigor e beleza ímpares.

5 comentários:

chica disse...

Puxa! Que belos achados esses.Maravilhas!Raridade! beijos,chica

Toca do trico e croche disse...

Boa noite amiga!
Estou encantada com estes bordados maravilhosos!!!
Vou tentar reproduzir dois deles em crochet filet...borda-los sei que não vou...pois não sei...mas com o crochet filet... acho que vou conseguir um bom resultado.
Porque achei lindos... os motivos bordados !
Tenha uma ótima semana!

Sonia Faria

Lilasesazuis disse...

Que lindos trabalhos!

beijnhos,

Lígia e turminha:)

Lúcia disse...

ola muito lindos realmente o crivo tem muita beleza e encanto que não tem fim parabens por partilhar este tipo de trabalho com todos nós bejs .

Raíza disse...

Olá! Me parece q o crivo é o q aqui na Paraíba chamamos de Labirinto. Se n for o msm, é bem parecido.
Vi sua postagem sobre a renda turca [foi como cheguei ao blog ^^] e gostaria mt de saber se vc sabe como faço p aprender a de bicos, q fica quadrada, pq a normal já sei, mas tem o defeito de n servir para fazer bicos, q é o q mais gosto e se aprecia por aqui. Desde ja agradeço!